Image Map

04 fevereiro 2015

Resenha: Quatro - Por Veronica Roth


Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Número de páginas: 269
Avaliação: 5/5 estrelas 

Finalmente eu li esse livro, Quatro é um livro a parte da trilogia de Divergente e aqui nós vamos saber mais sobre esse personagem tão incrível, esse livro dá spoilers de Divergente, então se você ainda não leu pode acabar sabendo demais haha. E esse foi o último que eu li, queria ter lido antes já que não tem spoiler dos outros livros mas não aguentei de curiosidade para terminar e foi melhor assim, para ter uma lembrança mais alegre depois do fim de Convergente que ainda me dá vontade de chorar kk.

Esse livro é contado pelo Quatro, o Tobias e aqui nós vemos algumas partes da vida, o livro é dividido em: A transferência, a iniciação, o filho, o traidor e as 3 cenas de divergente que são contadas do ponto de vista dele. Então todos que já leram os livros sabem que Tobias sofria com a violência em seu lar na Abnegação e aqui vamos viver alguns desses momentos com ele, mas é pouco, logo vem o dia da escolha e como sabemos, ele se transfere para Audácia. 

"- Porque o medo não faz com que você se apague- digo - Ele faz com que você acenda. Já vi isso acontecendo com você. É fascinante. - Seus olhos, em toda as simulações do medo parecem gelo e aço e chama azul. A garota baixa e magra com os braços fortes. Uma contradição ambulante. Minha mão desliza sobre a sua mandíbula e toda seu pescoço. - Ás vezes, eu quero apenas ver de novo. Ver você acesa." Página 233

A partir daí vamos saber tudo sobre como foi a iniciação de Quatro, eu tinha muito curiosidade por essa parte, então da mesma forma que lemos a iniciação de Tris agora estamos vendo a dele, só que bem mais rápido. Ele evolui muito, um rapaz da Abnegação que não gosta muito de ficar em muito movimento, ele é mais isolado, ele narra toda sua mudança física entrando na audácia até se tornar o que sabemos que ele já é em Divergente: forte, habilidoso, bom nas lutas, tiros e enfim. Nesse processo descobrimos como o nome dele foi criado, qual foi a reação dos colegas, como foi se tornar uma lenda na Audácia, conhecemos mais dos amigos dele que são citados na trilogia como Zeke e Shauna.


Em algumas partes ainda narradas por ele a história bate com a época que Tris estava lá, mas não daquela forma cronológica que acontece em Divergente, ela aparecia de acordo com a forma que andava a história dele, então não conta de novo a história deles nem nada disso mas já mostra a afeição que ele sente por ela e tudo mais, uma gracinha! E também como mostra parte da história dele nessa época nós podemos saber mais sobre o que ele estava fazendo e o que ele sentia com relação a Audácia nessa época e eu sempre relacionava com os momentos que li em Divergente haha. 

"Só sei de uma coisa: por me ajudar a me esquecer do quão horrível é o mundo, prefiro ela ao álcool." Página 269 

Eu não sei se vocês repararam todo o apego que tenho por esse personagem nas resenhas que eu fiz sobre a trilogia, mas o Quatro/Tobias é o meu personagem favorito da vida, de todos os livros que já li. Ele é um personagem forte mas que no fundo é vulnerável, tem um passado triste mas uma vontade de lutar impressionante, é misterioso, totalmente complexo, um personagem muito bem construído, muito completo, eu não consigo achar nada que não tenha sido muito bem pensado na personalidade dele, então é um personagem que me ganhou total. 

E claro, as cenas de divergente que são narradas do ponto de vista dele: amei! Saber como é a mente dele e o que ele estava pensando naquelas cenas, dá para notar um Quatro totalmente sensível a presença da Tris e que quer protegê-la, que a admira desde o momento que ela foi a primeira a pular, essa parte eu já li umas quinhentas para ficar lembrando sempre. 5 estrelas total para esse livro, meu personagem queridinho, o livro que eu mais esperei para ler depois de ler o primeiro da trilogia, me encantou total e só fez com que Quatro ficasse no topo. 

Então foi isso meninas, todas as resenhas dessa série ficaram enormes né? Haha mas espero que vocês gostem e sem dúvida eu super recomendo que leiam. Super beijo! 
Só para garantir 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário