Image Map

14 março 2015

Resenha: Quem é você, Alasca? - Por John Green


Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 257
Avaliação: 4/5

Esse é um livro até bem comum já, a maioria de vocês imagino que deve conhecer e provavelmente já leram, eu demorei um pouco mas tendo visto tantas opiniões diversas sobre o livro eu tinha que ler e saber o que eu acharia. Infelizmente eu já tinha ouvido um spoiler, mas não contava muito que ele fosse realmente verdade, mas vou contar para vocês tudo o que achei. 

O livro vai contar a história do Miles, que vai mudar de cidade e de colégio, ele é viciado em últimas palavras e acha que com essa mudança toda vai encontrar o Grande Talvez que procura. Ao chegar lá ele conhece seu colega de quarto, apelidado de Coronel e ele recebe o apelido de Bujão, os colegas dele tem esse hábito de dar apelidos ao outro, então depois disso ele finalmente conhece a Alasca

Alasca é aquela pessoa totalmente diferente do que estamos acostumados, ela é impulsiva, é imprevisível, mas é autêntica. Ela tem vários conflitos internos e isso se torna óbvio em alguns momentos do livro, mas não é de ficar contando sobre eles, ela definitivamente não faz esse tipo. Tudo isso que define a Alasca faz com que Miles se apaixone por ela quase no minuto que a vê, já que nesse primeiro momento ele já acha ela fascinante e isso só aumenta no decorrer da história, porém Alasca tem um namorado e demonstra amá-lo realmente. 

"Não dá simplesmente ficar prolongando certas coisas para sempre. Chega um momento em que o melhor a fazer é arrancar o Band-Aid. Isso dói, mas depois passa, então vem o alívio." Página 15

O grupo que além deles ainda tem Takumi e Lara, na primeira parte do livro eles vivem esse momento jovem, cheio de novidades, trotes, bebidas e tudo mais e depois vem a parte que toca o leitor e a gente fica se perguntando: como assim? O fato de eu já ter ouvido spoiler não atrapalhou a forma que eu me apeguei a essa parte do livro, apesar de não gostar muito do acontecido o autor traz toda uma reflexão até o fim do livro, que realmente instiga o leitor a pensar bastante sobre a vida.

Eu tava bem confusa com relação a esse livro até porque já tinha cargas positivas e negativas sobre o livro depois de ouvir tanto sobre ele, mas a minha opinião é que o livro é bom, sim, mas poderia ser mais ainda. Eu sinto que muita coisa ficou no ar e sem resposta ou sequência, não sei se era a intenção do autor mas tive essa impressão, e outra, eu gostei muito da Alasca, ouvi muita gente falando que não gostou nada dela e tudo mais, mas eu fui o contrário, achei ela uma personagem muito bem construída. Pensando no Miles, já tenho outra opinião, para mim ele passou o livro todo sendo o que os outros queriam que ele fosse, sem personalidade, muito influenciável e isso realmente não me agradou, por esses motivos eu tirei uma estrela do livro. 

"- Passamos a vida inteira presos no labirinto, pensando em como vamos escapar dele um dia, e como vai ser quando fizermos isso, e imaginando o que o futuro guarda para nós, mas nunca conseguimos de fato sair. Só usamos o futuro para fugir do presente." Página 69 

Então foi isso gente, eu tenho uma relação de amor e ódio com John Green porque antes de começar o livro eu já penso: como ele vai estragar o final dessa vez? Então é assim hahaa, mas apesar desses pontos foi um livro legal e que eu gostei na maior parte. E vocês? Já leram? Se sim, me contem o que acham sobre ele. Um super beijo! 
Só para garantir 4

4 comentários:

  1. Eu particularmente não gosto muito do John Green, mas gostei especialmente desse livro. Poderia ser melhor, como você mesma disse, mas não deixa de ser um livro bom. Acho que podemos ter uma boa experiência o lendo. Ótima resenha. :)

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu também não gosto muito da forma como ele termina a maioria dos livros, como foi com esse, mas gostei da leitura. Obrigada! :)
      Beijos

      Excluir
  2. Oii Thay!! Estou querendo muito ler esse livro!! Desde quando foi lançado, a temática abordada me chamou muito atenção! Adore sua resenha *-*!

    Abraços =)

    Blog Coruja Por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danieel, é um leitura bacana! Muito obrigada, fico feliz!
      Abraços

      Excluir