Image Map

10 abril 2015

Resenha: O livro dos vilões - Por 4 autoras


Autor: Cecily von Ziegesar, Carina Rissi, Diana Peterfreund e Fábio Yabu
Editora: Galera Record
Número de páginas: 315
Avaliação: 4/5

Há um tempo foi lançado o Livro das Princesas, eu li e me apaixonei pelas novas histórias criadas tendo as princesas como base e aí agora eu tive a oportunidade de ler o Livro dos Vilões e me apeguei igualmente, no início eu fiquei muito receosa porque eu não gosto de vilões então foi uma surpresa.

#stepsisters - Sobre sapatos e selfies - Por Cecily von Ziegesar

Bom, esse conto tem relação com o conto da Cinderela, Cindy vive com as meia-irmãs, a madrasta e seu pai. A relação foi bem parecida, Cindy é uma menina simples enquanto as irmãs más são totalmente metidas e soberbas, que usam a meia-irmã como empregada até que um dia vai haver uma grande festa no colégio e óbvio que Nastia e Dizzy como super populares estarão lá e elas tem certeza que Cindy nunca vai estar lá. O que acontece é que a personagem é surpreendida quando recebe sapatos e um vestido maravilhoso de Hubert, um amigo, e vai á festa totalmente irreconhecível e encanta de primeira o cara mais bonito da festa que é desejado por todas as garotas da escola. Depois disso, eles saem juntos no carro seguidos pelas meia-irmãs, e Cindy vive o momento mais mágico da sua vida. 

É difícil de falar sobre esse conto porque ele é muito curto, foi o que eu menos gostei porque quando eu terminei fiquei procurando o final, não entendi a escrita do conto, não tem um conflito, nem um desfecho, parece que faltou uma parte da história. Infelizmente, para mim nem parecia um conto completo, pelo contrário, para mim a história ficou muito incompleta, até um pouco sem nexo, mostrou as vilãs, mas foi quase como uma retratação muito igual a original, não vi muita novidade significativa, que desse um outro ao á história. 

Menina Veneno - Carina Rissi

O melhor conto para mim, volto a dizer que essa autora é demais! Esse conto é relacionado com a história da Branca de Neve, mas com um quê totalmente diferente, obviamente vemos o lado da vilã, que é Malvina, que é linda, tem vários contratos como modelo, é rica, tem a vida desejada por todos, a parte de tudo isso que ela considera ruim é Bianca, filha de meu falecido marido, de quem ela tem que cuidar até os 18 anos. Malvina é a número 1 para todas as campanhas, até que isso muda totalmente porque Bianca é escolhida para fazer a campanha antes feita por ela, aos poucos a menina fica mais dentro da rotina de Malvina e afeta todas as áreas em que ela era a melhor e isso a deixa furiosa. Malvina tem no seu secreto suas fórmulas, que curavam suas cicatrizes, dentre outras e ninguém sabia disso, ela precisava disso para se sentir sempre 100%, nada prevalecia contra ela. O problema é quando Malvina se deixa levar por essa fúria com relação a bianca e se mete em uma grande encrenca, quando ela acha que a menina não vai mais atrapalhar sua vida e que tudo vai voltar ao normal, é surpreendida com uma onda de surpresas nada agradáveis. 

Ameeeeeeeeeeeei muito gente, a Carina tem uma escrita muito boa, leve e que dá vontade de ler sem parar. Os personagens são ótimos, ela deu um início, meio e fim para história e o fechamento foi ótimo também, ela soube articular em poucas páginas uma história bem consistente. Me apaixonei pela história, pelos personagens e quando acabou a parte dela não acreditei haha, queria mais! 


Quanto mais afiado o espinho - Diana Peterfreund 

Gente, vou falar para vocês que eu não sei a qual vilã essa história se relaciona, meio devagar né haha, então se alguém aí já leu e sabe me contem! Bom, esse aqui vai contar a história da Malena, uma menina que mora num bairro conhecido como o lugar onde moram as bruxas, inclusive a sua mãe é considerada uma então ela quer se distanciar dessa realidade para ser aceita. Ela quer estudar, conhecer meninas novas, mas esse segredo não fica guardado por muito tempo e ela sofre muito na escola com isso, todos a zoam, ela é tida como bruxa por todos, é enganada pelo rapaz que ela imaginava que realmente a amava. Até que ela resolve tomar uma atitude e é criada toda uma confusão seguida de suas atitudes e a história de desfecha com isso. 

Eu gostei desse conto, apesar de achar que ele ficou na mesmice por muitas páginas, acho que a autora deixou o conflito para as últimas páginas e aí aconteceu rápido demais e perdeu um pouco o potencial da história. A autora criou um mundo totalmente novo, diferente e muito legal, a narrativa ótima, os personagens e tudo se encaixou muito bem, o que quebrou mesmo foi essa história de ter a impressão que ficou acontecendo a mesma coisa por várias páginas, na minha opinião ela poderia ter sintetizado mais explicando e mostrando mais o conflito e o desfecho de uma forma mais compreensiva. 

A menina e o lobo - Fábio Yabu 

Foi o conto mais viajado de todos, mas também foi uma novidade total. Aqui conhecemos o lado do lobo, a história acontece no mundo dos Conto de Fadas, onde todos os personagens dos Contos vivem e onde tudo é comandado pelo Narrador. O que acontece é que o lobo é confrontado por um Oitavo Anão que fala para ele sobre um outro Reino, que seria o nosso mundo, então há uma decisão de fuga do lobo até esse reino, sua intenção é sair de um ambiente onde ele não tem escolha para agir em nada. O lobo chega ao Reino e vive uma outra vida, através de suas aparições uma menininha, Clara, o tem como amigo e ele se torna um herói depois de uma atitude incrível nesse reino. Ele volta ao seu Reino, já que lá ninguém nunca morre e aí tudo é mudado, inclusive a forma de vida deles já que o lobo descobre vários fatos muito importante para história de todos eles. 

De início eu fiquei meio receosa com a história, parecia que tinha mais uma relação quase que espiritual, toda essa coisa de Narrador sobre todos, que ninguém via e tal, então eu não gostei muito não. Comecei a gostar quando vi qual era a intenção, essa ideia de mostrar um novo lobo, que não tinha a obrigação de ser mal, que tinha escolha para agir e tudo mais. Uma ideia muito bom e muito bem articulada, gostei bastante do conto. 

Ufa haha, que resenha grande, eu sei gente, me perdoem. Eu queria falar um pouco sobre todos os contos e espero que tenham gostado, super beijo! 

2 comentários:

  1. Caramba! Não sabia desse livro! Eu amei a ideia e quero logo!!! Os autores dos contos são ótimos :D
    :*
    www.amandahillerman.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma ideia muito bacana, sem contar os detalhes gráficos que são maravilhosos! Você vai gostarrr, vale a pena :)

      Excluir